quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Paizinho - DIÁRIO DE JOÃO ATÉ O MOMENTO (25/11/10 - 21:00h.)

- Dia 22/11/10:  João nasce com 790g e 33cm, prematuro extremo devido ao peso porém, respirando sozinho. É apenas colocado uma "sonda" na entrada de seu nariz expelindo oxigênio. Ele toma ainda uma dosagem de corticóide para o pulmão apenas como forma de prevenção, este corticóide serve para maturar mais rapidamente seus pulmões. Em geral, bebês com este tipo de nascimento tem que tomar aproximadamente 3 dosagens deste corticóide (João só viria a tomar esta única e preventiva dosagem).
- Dia 23/11/10: João continua respirando sem a ajuda de aparelhos, segundo seu médico Pediatra, sua situação é estável e bastante favorável porém, inspira muitos cuidados ainda devido a seu baixo peso.
- Durante todos os dias, temos (eu e a mãezinha de João) livre acesso na entrada da UTI Neonatal e vamos vê-lo 04 a 05 vezes ao dia. Nestas visitas, fazemos carinhos e conversamos com ele além de orar muito ao lado dele.
- Dia 24/11/10: a manhã começa sob forte tensão, logo na entrada da UTI Neonatal, encontramos seu médico Pediatra que nos diz que ele perdeu nestes 3 primeiros dias de vida 200g passando a pesar 590g. Pode parecer pouco mas, corresponde a 25% de seu peso total. É uma pancada forte que recebemos porém, é hora de pensar nas melhoras que podem vir a acontecer depois desta notícia - apego-me ao fato de que se ele perdeu tão depressa o peso, deve recuperá-lo com a mesma ligeireza. Ao final da tarde, o médico Pediatra de João entra na sala dizendo que tem boas notícias, eis-la: "Erraram na medição do peso de João, na verdade ele está pesando 735g e a perca de peso até então corresponde ao fato de que normalmente todos os bebês perdem durante a primeira ou segunda semana até 15% do peso inicial". Foi um forte alívio... Minha reação na ora: "UFAAAAAAAAAAAAA......" (Mais uma vez, sei que não devo confiar nas contas de médicos, profissionais da área de saúde e jornalistas, eles erram pra burro...!!!) É introduzido durante o dia 8 dosagens de leite materno pasteurizado com 1,0ml por dosagens para complementar o composto que ele toma por uma sonda que está em seu umbigo (ele recebe esta "alimentação" como se ainda estivesse no útero). Já o leite, é levado por uma pequena sonda que deixa o diretamente no seu estômago devido ao fato dele não conseguir ainda deglutir/engolir.
- Dia 25/11/10: João aceitou muito bem a alimentação do dia anterior e o Pediatra aumentou as 8 dosagens diárias para 2,0ml por dosagem - a meta é chegar em 10 dias a 10,0ml por dosagem e aí, a sonda do umbigo é removida. Sua respiração continua estável sem nenhuma pausa desde que nasceu, é então retirado de seu nariz a "sonda" colocando-se um "capacete" de acrílico ao redor de sua cabeçinha levando oxigênio mais concentrado para seu nariz - esta sonda fica fixada com esparadrapo e poderia vir a ferir o nariz dele. Este capacete é apoiado apenas na cama deixando sua cabeçinha livre. João conclui o dia de hoje como começou, respirando o ar puro, enchendo e esvaziando seus pequeninos pulmões tranquilamente, sem pausas, apenas na última dosagem de leite do dia, ele só aceita 05,ml, deixando os outros 1,5ml - devia estar cheio já e não queria comer mais. Isto é normal e pode acontecer sem problemas.
Amanhã, tem mais. Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário