sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Paizinho - COMO ESTÁ O NOSSO JOÃO...


Hoje, mais uma etapa na vida do nosso pequeno João foi cumprida, ele tomou uma parte das vacinas que tem que tomar, aceitou bem as vacinas, deu dois berros imensos na hora das duas furadas e deixou a moça que aplicou as vacinas com a seguinte impressão dele: "Ele é brabinho, né?!"

Esta semana de João que passou foi repleta de consultas médicas, consultas de rotina. Fez ultrasonografia de sua cabeçinha, foi à pneumologista, à avaliação neurológica, fez teste da orelinha e todos os exames diagnosticaram que João é um bebê que não tem problema algum. As consultas devem ser repetidas rotineiramente até porque sua condição de nascimento, com extremo baixo peso, requer isso, e assim será, ele será acompanhado durante alguns bons anos de sua longa vida até que  estejam afastados todos os riscos de problemas de saúde nele.

Sim, quando está sendo desagradado João pode sim tornar-se um bebê brabinho, áh, e quando não consegue comer logo seu leitinho, também é brabo sim. Afora isso, ele é um bebê calmo, que dorme bem durante o dia e que tem algum problema entre meia-noite até as 3 horas da madrugada, normalmente neste horário ele não dorme bem e sempre fica muito agitado, chorando bastante e volta e meia com muitos gases que o incomodam, passado esse horário, ele volta a dormir tranquilinho.

Ele atualmente pesa aproximadamente 2.120,0g e seus cabelinhos já começaram a tomar novamente conta de sua carequinha, vagarosamente mas crescem, por sinal, ainda nem sabemos que cor será seu cabelo, quando nasceu, o pouquinho que tinha aparentava ser pretinho, vamos ver se continuará assim. Seus olhos são castanho escuro e muito expressivos, suas mãos são grandes e com dedos compridos, ele ainda não é um bebê proporcional entre tronco (que ainda é pouco desenvolvido para sua idade) e sua cabeça (desenvolvida normalmente para um bebê de sua idade) mas, já tem uma carinha de bebê lindão.

Outra novidade de João é a seguinte: ele adooooooooooora dormir nos braços ou em contato com alguém (corporal), já dormiu mais de 3 horas em cima da barriga do Paizinho dele e nos braços, dormia que nem se mexia, em geral, ele toma seu leitinho, fica nos braços para arrotar, depois continua até dormir e só aí é que conseguimos colocá-lo em outro lugar para continuar sua soneca.

(João observando o fotógrafo)

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Paizinho - COMO FOI A 1ª SEMANA DE JOÃO EM CASA?

Foi trabalhosa e ao mesmo tempo tranquila... Trabalhosa porque o bebê é quem faz seus horários, e João continua no ritmo da UTI, como um reloginho, acorda de 3 em 3 horas para tomar seu leitinho e com isso, nós não dormimos direito, normalmente em casa agora sempre tem no máximo 02 pessoas dormindo e 01 acordada, desde que esta que está acordada não seja João. Além disso, ele passou por alguns abusinhos devido a gases nos 03 primeiros dias em casa porém, de 6ª feira pra cá a situação melhorou bastante e se ele está com gases, não demonstra mais. E foi tranquila porque devido aos gases, ele não aperriou mais com nada, come pra dormir, e acorda pra comer, e assim segue.

6ª feira (18/02/11) passada ele foi a sua primeira consulta ao Dr. Pediatra fora do hospital, ele o examinou e deu o atestado que ele está muitíssimo bem, deu-nos os parabéns por estar cuidado dele sem estresses maiores e passou um monte de exames de acompanhamento para ele. Outra coisa que deve acontecer nesta próxima semana são as vacinas, ele já está com mais de 2,0kg e por isso, já pode/deve ser vacinado, e assim será. Com isso, as visitas devem ser liberadas pelo Dr. Pediatra e aí todos porderão conhecer e apertar bem muito esse pequeno gostosinho...!!!

Mais notícias e sobre toda a evolução de João, vocês continuam sendo informado por aqui, por ali, e por aí. Até...

(João dormindo tranquilamente de manhãzinha com sua característica que é colocar a mãozinha no rosto)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Paizinho - E O GRANDE DIA CHEGOU PARA JOÃO!

Todos têm um grande dia em sua vida, e João teve mais um, o dia em que deixou o hospital... Dia 14/02/11, manhã, o Dr. Pediatra o examina, olha para os pais e diz: "Vamos para casa?" Para esta pergunta só visualizo uma única resposta: SÓ SE FOR AGORA! E assim foi, João teve alta do hospital. Foi uma alegria imensa que sentimos, saber que a partir daquela hora, não mais teríamos que ter horários para ver nosso filho, que estaríamos com ele a todos os instantes e saberíamos o que acontecese com ele, poder cuidar dele integralmente, mostrá-lo sua casa, deixar ele dormir no seu berço, dar um banho na sua banheira...

E João deixou o hospital às 08:30h. dormindo tranquilamente, foi até a UTI aonde tirou uma foto com todos que estavam de plantão, despediu-se de todos, enfermeiras, médicos, atendentes, todos deram adeus a João e desejarm-lhe boa sorte e que Deus o acompanhasse, e assim está sendo... Já no carro, na cadeirinha, ele dormia e sorria, sorria bastante, acho que mesmo tão pequeninho, ele já sabia que estava indo para sua casa.

Hoje, já são duas noites com o nosso pequeno em casa, tudo bem que o sono não está lá sendo mais aquela coisa (agora são 04:00h. e estou tomando conta dele que dorme tranquilo) mas, quantas noites também não dormimos bem porque não sabíamos como ele estava? Muitas... Agora, não dormimos mais apenas porque estamos fazendo o que mais queríamos, cuidando dele. Ele é um bebê que dorme bem, acorda sempre irritadinho até comer quando sossega e dorme. No mais, apenas as cólicas que sempre assolam os bebês também está incomodando um pouquinho mas, nada que o faça ficar acordado mais que 1 hora.

Agora, é dar tempo para que ele se acostume com seu lar, e continuar os cuidados neste pequeninho tão especial, tão obstinado a viver e que tem olhos muito expressivos.

(João sobrando dentro de sua roupinha no dia em que deixou a UTI)

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Paizinho - E A NOVIDADE DO DIA É...????!

Dia 12/02/11, deste dia em diante, João não pertence mais à UTI Neonatal, ele agora é dos pais dele... O Dr. Pediatra chegou logo após o meio-dia, examinou João e deu sua alta da UTI... Este momento tão esperado, enfim chegou! Já passamos uma noite inteira na companhia de João e de lá pra cá, ele está muito bem, comporta-se direitinho, come bem (como de costume), dorme sossegadamente (assim como está agora, na minha frente) e não faz nada de desabone sua conduta de bebê tranquilo, inclusive, ganhou um bom peso de ontem pra hoje, 60,0g e pesa atualmente 1.830,0g. Continua brabinho na hora que acorda pra comer mas, isso passará a medida que ele comece a comer o que precisa, e não mais a comidinha sob medida. Da cirurgia de hérnia que ele se recupera muitíssimo bem e não houve nenhum contratempo.

Foi muito bom passar essa primeira noite cuidando do pirralhinho, agora, é aguardar o momento em que seu Dr. Pediatra dará alta do hospital e enfim, João vai conhecer seu cantinho! A expectativa é de que amanhã isso aconteça....

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Paizinho - JOÃO ENFRENTA MAIS UMA BATALHA

Certa vez eu pensei e escrevi aqui: "Ser pai/mãe de um bebê não é fácil, e de um bebê prematuro menos ainda"... E estas palavras soam a todos os momentos nos mostrando que nosso pequeno João é um bebê que requer e irá requerer sempre cuidados e atenção especiais...

- Domingo, 06/02/11 (noite): O Dr. Pediatra de João ao examiná-lo verifica uma certa elevação na área de sua virilha, conta-nos que aquilo pode ser uma hérnia e diz que irá solicitar a um médico cirurgião que o examine e dê um diagnóstico mais seguro;
- 3ª feira, 08/02/11: O Dr. Pediatra de João nos conta que independente do diagnóstico da hérnia, João terá alta da UTI Neonatal na 4ª feira - expectativa, ansiedade... O quarto de João é arrumado, tudo organizado, sua mala pronta é colocada no carro junto com a mala de sua Mãezinha, faxina feita, só fala o principal personagem desta historinha, JOÃO...;
- 4ª feira, 09/02/11 (manhã): Chegamos no hospital prontos para sair com João da UTI, mas, ao ler seu pronturário médico está escrito segundo os garranxos médicos: "Diagnosticado hérnia inguinal bilateral, necessário cirurgia... Um balde de água fria... Tensão... Angústia... Ansiedade... Lamentação... João iria passar por mais uma prova, sua primeira cirurgia, seria feita ainda durante seus dois primeiros meses de vida. Cancelamos a idéia na mente de sair com João da UTI por força e energia posivitas para esta nova prova. Passamos o dia tentanto marcar com o cirurgião a data da cirurgia, que fosse o mais breve, que passasse logo. E esta cirurgia só seria marcada e confirmada no próprio dia... E para não deixar esse dia sem notícias agradáveis, a avó materna de João conheceu ele, veio de Brasília especialmente para ver esse pequenininho, emocionou-se e emocionou a todos...;
- 6ª feira, 11/02/11: João é preparado, dieta suspensa às 08:00h., e às 12h. segue para o bloco cirúrgico. A cirugia durou 1,5 hora e ao sair, o que se houve é o choro forte de João e a Dra. Pediatra de plantão que nos informa que tudo correu bem e que o anestesista disse a ela o seguinte: "Ele é brabo, né?!...." A cirurgia foi tranquila, tudo deu certo e João passa bem. O período agora e durante as 24 horas depois da cirugia é apenas de observação.

Não, João não é brabo nada, ele é apenas um bebêzinho que em 2,5 meses de vida conheceu apenas o centro obstétrico do hospital e a UTI Neonatal, ele é um bebêzinho que luta pelo seu leitinho chorando quando está com fome, fome por não poder comer o que quer e precisa para se saciar e sim, o que os médicos acham que é o necessário para ele, ele é um bebêzinho que cresce nos seus primeiros meses de vida ainda dentro de um hospital numa incubadora, ele é um bebêzinho que ainda sim, diante de tantas adversidades sorri, sorri muito enquanto dorme e sonha, sonha com sua casinha, com seu berçinho, sonha com o cheirinho de sua casa, com a luz que entra pela janela do seu quarto, sonha em deitar no seu berço e olhar algo diferente que enfermeiras e médicos de branco ao seu redor, sonha em poder respirar ar fora da incubadora, sonha em conhecer e saber o que são pessoas, gente, o que é o mundo belo que nosso bom Deus preparou para ele, e todos esses sonhos de João serão realizados em breve. Domingo, 13/02/11, João deverá receber alta da UTI Neo e este será mais um passo que João dará para realizar seus maiores e primeiros sonhos!

Obrigado, obrigado a todos por tudo! Diante de dificuldades e provas tão grandes para nossa família sentimos o quanto é bom e importante ter família e amigos que se importam conosco e com nossa situação, nunca, digo com firmeza NUNCA teremos como retribuir tamanha mobilização senão da mesma forma, sendo atenciosos e solidários com todos vocês...

(João, dormindo tranquilamente e usando sua fralda para bebê recém-nascido que praticamente vira um macacão para ele... E sua chupetinha já escanteada depois do soninho...)

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Paizinho - SERÁ A RETA FINAL???!

Já viram uma mudança repentina de comportamento em pouco tempo??! Pois para quem não viu, é porque não conhece o pequeno João... De bebê calminho, quase esquecido nas horas das refeições, sempre ouvíamos das enfermeiras o seguinte: "João é muito queiteinho, dá pra gente dar a dieta dele por úiltimo...", pois bem, estes dias acabaram! João agora toca o terror na UTI Neo, todos os dias são os comentários de que João tem que ser atendido logo, caso contrário, é reclamação até o leitinho começar a pingar no seu estômago. E fica brabo mesmo! Tudo para começar a comer logo, e depois de encher sua pançinha, ele normalmente recebe uma gaze molhada com leite na boca (estilo chupetinha), se acalma e vai mimi... Peso: 1.650,0g; João está ganhando em média 30,0g por dia, a meta é atingir ao peso de 1.800,0g para deixar a UTI Neo, ou seja, ele tá na reta final de sua estadia na UTI, é um bebê forte, ativo, exigente, belo (sim, esse é dos Belos literalmente!) e, segundo sua Mãe coruja, carismático....

Então, vamos continuar na torcida pois tudo está acontecendo favoravelmente para João e os pensamentos positivos, as orações, a torcida, está chegando ao pequeno em forma de muuuuita energia positiva dando mais força ainda para ele.

E para concluir por hoje, João dá seu recadinho: "Pessoal, tô já de saída do hospital, acho que já tá bom, né?! Já fiquei tempo demais, quero ir pra minha casinha. Obrigado por tudo que vocês tem feito por mim, e um obrigado em especial a tia Suênya que tem sido maravilhosa mandado leitinho pra mim, você é demais viu tia! E seu leitinho é muuuuuiiiito gostoso. Tchau!"

(João dormindo com um gorrinho e segurando sua chupetinha de gaze)