terça-feira, 4 de junho de 2013

Paizinho - INÍCIO DA ESCOLA = VIROSE

Como já foi comentado aqui em post anterior João está na escolinha desde o início do ano. E neste período vem acontecendo o que já era de se esperar, ainda assim havia uma esperança que fosse diferente com ele... Junto com o início das atividades escolares normais, nosso João é acometido semanalmente por viroses. É ficar bom de uma já se preparando para a próxima. Frequentemente o nariz está escorrendo ou entupido e, vez ou outra, as tosse e a febre também marcam presença. Chega a ser desafiador o fato de mantê-lo na escolinha porque ver nosso filho sempre doente não é bom mas, quando conversamos com pais e mães mundo afora constatamos que essa não é uma exclusividade de João e sim, é a regra para todas aquelas crianças que freqüentam a escola desde cedo, é o preço que se paga por isso. O único acalento que temos nesta situação é que as viroses são sempre fracas, são resfriados leves, em geral, o nariz fica escorrendo e entupido, nada além disso.

A mais recente virose que derrubou João fazendo que ele passasse longos 04 dias com febre e amanhecesse ontem cheio de pintinhas vermelhas no corpo foi a Roséola. Para quem não conhece, eis a descrição extraída do link http://drauziovarella.com.br/crianca-2/roseola-exantema-subito/:

"Roséola / Exantema súbito:

A roseola, também chamada de exantema súbito ou sexta doença, apesar de ser parecida com a rubeola, é provocada por outro vírus, o herpes vírus humano tipo 6 (HHV-6) que, em geral, infecta crianças nos primeiros meses de vida e até os 3 anos. A transmissão ocorre de uma pessoa para outra, durante o período febril.

Adultos imunodeprimidos são vulneráveis à infecção pelo HHV-6.

Sintomas e diagnóstico

O período de incubação do vírus vai de 5 a 15 dias. O sintoma inicial é a febre alta (38ºC a 40ºC) durante três ou quatro dias. À medida que ela vai caindo, surge uma erupção cutânea (maculopápulas rosadas), que se concentra mais no tronco e menos na face e nos membros, e desaparece em dois ou três dias.

Os gânglios localizados na parte de trás da cabeça e no pescoço podem aumentar de tamanho. Nessa fase, a criança pode ficar irritada, um pouco abatida e sem apetite.

O diagnóstico é clínico. Raramente se torna necessário pedir exames laboratoriais para confirmá-lo ou estabelecer diagnóstico diferencial.

Tratamento

Não há vacina contra a roséola. O tratamento é sintomático, com medicamentos para baixar a febre, pois, se subir muito, há o risco de ocorrerem convulsões.

Recomendação importante
* Mantenha sob controle a temperatura da criança. Siga rigorosamente a orientação médica para administrar os medicamentos antitérmicos. Banhos mornos, quase frios, também são um recurso importante para baixar a febre que teima em subir."

Sabemos da importância que a escola tem na vida de um ser humano, por isso ainda faz-se interessante manter João na escolinha. Ainda sim, tem o fato de que se não fosse este ano, seria no próximo, ou no seguinte, ou no ano que ele entrasse na escola, uma hora ele teria que ser posto à esta prova e superar mais esta fase. Cabe a nós Pais, sermos cuidadosos e fazer nossa parte para que os pequenos padeçam cada vez menos. Vitamina C regularmente inserido na rotina pode ser um a boa ajuda.
 
(João no parquinho- o motoqueiro)
 

Um comentário:

  1. Bom dia! Veja uma "mãe de UTI" contando a história (e a vitória!) da sua bebê prematura de 755g. http://maternidadenodiva.com/depoimento-malu-prematuro-uti-neonatal/

    ResponderExcluir