quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Paizinho- Até quando ser prematuro?

Quem tem um filho prematuro, creio eu, fica numa dúvida constante e que poderá nos acompanhar durante toda a vida: até quando meu bebê é prematuro?

Primeiro vamos a uma definição mais técnica do que é ser prematuro:

“Um bebê prematuro (ou “pré-termo”) caracteriza-se pela imaturidade do seu organismo, tornando-o mais sensível a fatores externos como a luz e o ruído. Existem três tipos de prematuridade, segundo a idade gestacional:

- Prematuridade limite - compreende o grupo de bebês nascidos entre as 37 e as 38 semanas de gestação;

- Prematuridade moderada – pode ser definida quando o bebê nasce entre as 31 e as 36 semanas de gestação;

- Prematuridade extrema – os recém-nascidos pré-termo extremo, são definidos como aqueles que cuja idade gestacional é menor ou igual a 30 semanas. Estes por sua vez devido a sua extrema imaturidade apresentam problemas mais frequentes e mais graves, especialmente aqueles que nasceram antes das 27 semanas.

Bebê prematuro é aquele que nasce antes de completar 38 semanas de gestação.

Existem os casos de bebês:

– Extremamente prematuros – que nascem com menos de 30 semanas de gestação;

– Moderadamente prematuros – que nascem entre 31 e 36 semanas de gestação;

– Prematuros limítrofes – que nascem entre 37 e 38 semanas de gestação.”

Bem, analisando estas definições técnicos, nenhum bebê deixa de ser prematuro, ou será que deixa de ser prematuro quando deixa de ser bebê?

Na realidade a questão a ser analisada aqui não é o fato em si de até quando é prematuro por definição e sim, até quando deve haver indícios no bebê que um dia ele nasceu prematuramente.
 
É factível e totalmente normal que um bebê prematuro se desenvolve com um certo atraso em relação aos “bebês termo”, principalmente cognitivamente. A rotina de idas e vindas à fonoaudiologia, terapia ocupacional e afins não me deixam mentir...
 
Em geral, o tempo a ser considerado como atraso no desenvolvimento do seu bebê deve ser o tempo em que ele deixou de ficar dentro do útero materno, ou seja, João nasceu com quase 03 meses de antecedência, logo, ele teria uma defasagem de 03 meses no desenvolvimento. E isto é normal, e não deve deixar ninguém apavorado(a).
 
Normalmente após o 1,5 ano de vida, esta situação de defasagem tende a ir desaparecendo e os bebês começam a não mais aparentar este atraso no desenvolvimento, ou pelo menos não seria para ter. Existem alguns casos em que os bebês por terem nascidos muito pequenininhos ainda carregam uma certa diferença no seu tamanho mas o tempo, a boa alimentação, a boa prática física, devem suprir esta diferença.

O importante é que o fato do bebê ter nascido prematuro não deve fazer com que os Pais super protejam seus filhos lhes tirando o direito de passar por todas as experiências que uma criança normal deve ter. O seu bebê um dia foi mais frágil sim e precisava de uma proteção extra mas, a partir de determinado momento, ele deve enfrentar o mundo como qualquer outra criança, adoecendo, caindo, se machucando, brincando, aprendendo com os erros e principalmente, sendo feliz!

Um comentário:

  1. Oi paizinho do João! Parabéns por seu filho. Sou mãe do Mateus, um bebê prematuro de 27 semanas que hoje já está com 13 anos e no 8º ano.É nosso presente de Deus e um vencedor, é um rapaz já! Eu estou em fase de criação de um site que coloquei o nome de "meu bebe prematuro" mesmo antes de ver seu blog. Nesse site quero colocar informaçoes sobre bebes prematuros, reportagens, fotografias e histórias, começando pelo livro que escrevi sobre o nascimento do meu filho e seus primeiros 5 anos. Enfim, gostei de seu texto acima e gostaria de pedir autorização para colocá-lo em meu site. obrigada e um abraço.
    luapreis@hotmail.com

    ResponderExcluir